rss
twitter
    Saiba o que estou fazendo, Siga-me :)

Fiz um software, e agora: licença livre ou proprietária?

Software Livre:

"Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.”

A principal motivação do Software livre é o compartilhamento de informação e conhecimento, com um Software Livre e seu código disponível a qualquer um, pode-se aprender mais sofre programas e funções. Se voce está desenvolvendo um software e gostaria de ter uma função no seu software que você não sabe como fazer, mas tem um programa que faz, veja o código dele, copie a função e use, ela é livre e está lá para todos aprenderem.

O protocolo (TCP/IP) que todos nós usamos para navegar na internet ou na Rede de Computadores do Trabalho, de Casa, da Lan, ou de qualquer lugar é Software Livre.
47,20% dos Sites do mundo estão hospedados em Servidores Apache (Software Livre).
Mais de 80% dos Servidores DNS do Mundo é o Bind (Software Livre).

Software Proprietário:

“Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.

Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

Alguns dos mais conhecidos softwares proprietários são o Microsoft Windows, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIX, entre outros.”

Software Livre pode ser bom? Sim, pode ser bom. Quem os desenvolve são os mesmos profissionais que desenvolvem o Software Proprietário, profissionais da mesma qualidade. A diferença é apenas a licença de uso.

Software Proprietário pode ser bom? Sim pelos mesmos motivos.

Qual licença escolher? Tudo vai depender do publico alvo, do processo de desenvolvimento e da forma de distribuição do software. Ambos tem pontos positivos e negativos, e da mesma forma podem ser lucrativos.

Fontes: http://cwconnect.computerworld.com.br/bobreis/2009/08/21/swlivrexswproprietario/

0 comentários:

Postar um comentário