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Paradigmas de linguagem de programação: algumas definições.

Um paradigma de programação fornece (e determina) a visão que o programador possui sobre a estruturação e execução do programa. Por exemplo, em programação orientada a objetos, programadores podem abstrair um programa como uma coleção de objetos que interagem entre si, enquanto em programação funcional os programadores abstraem o programa como uma sequência de funções executadas de modo empilhado.

Assim como diferentes grupos em engenharia de software propõem diferentes metodologias, diferentes linguagens de programação propõem diferentes paradigmas de programação. Algumas linguagens foram desenvolvidas para suportar um paradigma específico (Smalltalk e Java suportam o paradigma de orientação a objetos enquanto Haskell e Scheme suportam o paradigma funcional), enquanto outras linguagens suportam múltiplos paradigmas (como o LISP, Perl, Python, C++ e Oz).

Os paradigmas de programação são muitas vezes diferenciados pelas técnicas de programação que proíbem ou permitem. Por exemplo, a programação estruturada não permite o uso de goto. Esse é um dos motivos pelo qual novos paradigmas são considerados mais rígidos que estilos tradicionais. Apesar disso, evitar certos tipos de técnicas pode facilitar a prova de conceito de um sistema, podendo até mesmo facilitar o desenvolvimento de algoritmos.

O relacionamento entre paradigmas de programação e linguagens de programação pode ser complexo pelo fato de linguagens de programação poderem suportar mais de um paradigma.

Imperativo X Orientado a Objeto

Paradigma Imperativo

Uma linguagem de programação que utiliza paradigma imperativo, manipula variáveis a partir de ordens ou comandos. Por exemplo, determinado número de váriáveis são lidas na entrada, são manipuladas e colodas em outras variáveis, ditas saídas, manipulando estados.

Um programa imperativo realiza uma série de tarefas, uma atrás da outra, que o computador tende a executar. Alguns exemplos de linguagens que utilizam paradigma imperativo são: Ada, Algol, C, Fortran, Pascal, entre outras.

Paradigma Orientado a Objeto

É um paradigma que tem como principal característica a manipulação de objetos que interagem entre si. Subclassifica o paradigma imperativo a partir da construção de classes, fazendo com que a principal diferença entre ambos seja a concepção e modelagem. Nesse tipo de paradigma são construídas classes. Elas possuem métodos de construção, que instanciam objetos. Esse conjunto de objetos gerados trocam mensagens entre si, sendo esse o modo com que se dá o funcionamento do sistema.

Esse tipo de paradigma possui alguns componentes básicos como classes, objetos e mensagens. As características fundamentais que toda linguagem orientada a objetos deve suportar é: abstração de dados (encapsulamento), tipo abstrato de dados (dados + comportamento) e herança. Algumas linguagens que utilizam paradigma orientado a objeto são: Phyton, Smalltalk, C++, Java, C#, Pascal, Ruby, entre outros.

Fontes: wikipedia.org

http://www.inf.unisinos.br/~barbosa/grefe/atividades/at1/leonardo_1.pdf


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