rss
twitter
    Saiba o que estou fazendo, Siga-me :)

SOA, tendencia ou mito?

SOA é um tema que está na ordem do dia de qualquer CIO. Sua sigla é a tradução do inglês para arquitetura orientada a objeto. Trata-se de um conceito e não um produto que se compra numa caixa ou pacote. É uma nova metodologia que permite às companhias aproveitar as aplicações já existentes, inclusive em sistemas legados, para integração com os novos processos de negócios por meio Webservices.

A grande vantagem de SOA, segundo apontam os especialistas, é a redução do tempo no desenvolvimento das novas aplicações de negócios.

os prazos são encurtadas porque a área de TI não parte do zero na hora de criar uma nova aplicação. Alguns especialistas brincam que SOA é como um lego em que as peças vão se encaixando, sem que a empresa fique dependente de determinado fornecedor, já que sua filosofia prega a integração entre as diferentes tecnologias.

Potencial de mercado

A possibilidade de reaproveitar aplicações vai estimular muitas empresas a investir em SOA, projetam analistas da IDC que estimam que a implantação de projetos baseados neste conceit movimentará US$ 30 bilhões em 2010, com crescimento de 45% ao ano. Mas é na América Latina que adoção deste modelo está avançando mais rapidamente.


SOA, será o novo padrão do mercado, por utilizar parte dos softwares existentes tende a ter um processo de adesão mais suave, e com menores custos, esses são os pontos chaves que divergem e põem o Conceito de SOA a frente do uso de ERP's.

Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=425

0 comentários:

Postar um comentário