rss
twitter
    Saiba o que estou fazendo, Siga-me :)

O uso profissional de mapas conceituais e mentais.



Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade cerebral); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio

Mapas conceituais servem para a compreensão dos percursos possíveis de acordo com diferentes modelos mentais e também para a sua sistematização, na interface e em ferramenta
s de busca, em relação ao conjunto do conteúdo. A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento.

O uso de Mapas Mentais de forma profissional se da de varias formas, um exemplo pratico é sua utilização no planejamento urbano participativo para organizar a pauta e os debates, registrando as sugestões, propostas e objeções e mantendo-as visíveis para subsidiar as tomadas de decisão.



Um exemplo pratico do uso de Mapas Conceituais de forma profissional se da no desenvolvimento de software, no exemplo a seguir o Mapa Conceitual demonstra tudo o que envolve um software para que ele possa ser considerado software livre.


0 comentários:

Postar um comentário